terça-feira, 3 de julho de 2012

O Significado do Livre Arbítrio.


O Significado do Livre Arbítrio.


E vos renoveis no espírito da vossa mente; Efésios 4.23



O Poder de Escolha das  Pessoas Entre as Alternativas.


                   Essa expressão é usada com significado da vontade livre de escolha, ou seja, as decisões livres ou juízo livre, que é a capacidade de escolha a partir da vontade humana, entre o bem e o mal;  certo ou errado de sua livre consciência e conhecimento, que decide sua próprias ações e pensamentos segundo seu próprio desejo.  Sua conotação é objetiva na realização da ação (física ou mental) que parte de um agente consciente e subjetiva advinda da percepção que o agente tem que a ação se origina na sua vontade, chamada de experiência da liberdade.  

                 O que nos leva a crer que Livre Arbítrio é a capacidade que uma pessoa criada possui,  de realizar suas próprias escolhas e decisões. Deus é bom o tempo todo e criou boas criaturas,  possuidoras destas qualidades que é denominada livre arbítrio. Contudo o homem faz mau uso do seu livre arbítrio e termina por cair em pecado (erro). Porém,  nossa vontade está intacta no sentido que ainda podemos escolher, pela própria queda do homem no pecado.  O obscurecimento de nossa mente através dos erros e desejos cativos aos impulsos da impiedade, mas não nos esqueçamos que ainda podemos pensar, escolher e agir. 
               Que bom!!! Continuamos com a nossa capacidade de pensar...Podemos sentir, que nossas escolhas são determinadas por nós mesmos, que constitui a própria essência da liberdade...Falei bastante, mas vamos ver o que a bíblia fala a cerca deste assunto?

  •              Está escrito na Palavra de Deus: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Se não existisse o livre arbítrio, as pessoas não teriam a escolha de aceitar ou rejeitar o Evangelho de Cristo. Pelo fato de haver livre arbítrio, as pessoas podem aceitar ou rejeitar o convite de salvação. Se aceitarem, serão salvas. Já se rejeitarem, serão condenadas.  Marcos 16.15-16

  •          Está escrito na Palavra de Deus: “Pelo que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto”. Se não houvesse livre arbítrio, as pessoas não poderiam escolher entre atender a voz de Deus ou endurecer o coração. Pelo fato de existir livre arbítrio, podemos escolher se vamos endurecer o nosso coração ou atender ao chamado do Senhor Deus. Hebreus 3.7-8

  •     Esta escrito na Palavra de Deus:  “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”. Se não houvesse livre arbítrio, nós não teríamos como continuar no pecado, voluntariamente. Mas, pelo fato de podermos, voluntariamente, continuar no pecado, é porque temos livre arbítrio. Hebreus 10.26.




  •  Está escrito na Palavra de Deus: "  assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm”.  Romanos 1.28.
           Com certeza, sentimos  que se alguém rejeita o Conhecimento de Deus, significa que existe a possibilidade de escolha, ou seja, existe o livre arbítrio. A Própria Palavra de Deus, implicitamente nos mostra que essa nossa capacidade, como denota acima.
        Conclusão: 
    Concluímos que Deus nos criou como seres  racionais, com capacidade de tomar decisões, pelo simples fato de podermos escolher, o que é um determinante da existência do livre arbítrio.
              Mas, Jesus nos alerta ao fato de que:  "Quem quiser vir após mim, NEGUE-SE a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" Negar-se significa dizer que não pode ter vontade própria, que não é livre, não tem livre-arbítrio, quando realmente seguimos ao SENHOR! 
             A PALAVRA DO SENHOR DIZ: Ah! Se tivesses dado ouvidos aos Meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar! Isaías 48.18
É UMA CAPACIDADE UE DEUS DEU AO HOMEM, POR OCASIÃO DE SUA CRIAÇÃO, OBJETIVANDO O HOMEM ESCOLHER ENTRE O BEM E O MAL, ENTRE AGRADAR A DEUS OU DESOBEDECÊ-LO...
- Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. 
Tiago 1:14;  
-Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:19;  
-E não quereis vir a mim para terdes vida. João 5:40; 
-Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem. Mateus 17:12; 
-Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7:51; 
-Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7...

                       Deus já sabia que eu digitaria sobre esse assunto hoje, Ele é onisciente, onipresente e onipotente...Estou utilizando o meu raciocínio lógico, deduzindo a Palavra de Deus...DEUS SABE DE TUDO!!! NADA ESTÁ OCULTO AOS SEUS OLHOS...








FATO!







VERDADE PURA!

Não adianta ser precipitado, Esperemos no Senhor!


Fonte de Pesquisa:
Bíblia Sagrada.  









Nenhum comentário:

Postar um comentário